Você pode até já ter ouvido falar sobre assessoria de imprensa e estar inteirado sobre o que é assessoria de imprensa, mas você sabe o que é clipping?
Essa tarefa faz parte da rotina dos assessores de imprensa e tem impacto direto na assessoria de imagem de uma empresa.
O serviço de clipagem, também chamado de “clipping”, refere-se ao monitoramento constante de notícias sobre determinado cliente ou serviço. Além disso, a clipagem também analisa e arquiva as menções feitas na mídia sobre seu assessorado.
O termo inglês “clipping” quer dizer “recorte”, mas no exterior essa atividade não é conhecida com este nome, mas sim como “news monitoring”. No entanto, no Brasil a palavra “clipping” acabou sendo utilizada, pois no auge de sua prática consistia apenas no monitoramento de mídias impressas, quando as notícias eram recortadas dos jornais e arquivadas em uma pasta.
Por que o Clipping é importante?
O clipping é uma peça fundamental para a comunicação e assessoria de empresa. Através desta atividade é possível analisar o que as pessoas falam sobre uma marca ou serviço. Com isso, a antecipação de problemas garante que resultados negativos não recaiam sobre uma empresa, sendo possível até realizar uma estratégia de gerenciamento de crise mais assertiva, se for o caso.
O clipping também oferece insights para que a empresa de assessoria consiga enxergar possibilidades para dar a volta por cima em situações adversas e diferenciar-se de concorrentes.
A clipagem influi sobre assessoria em marketing, uma vez que a partir deste serviço é possível realizar a análise de sentimento e assim, identificar conteúdos e atitudes positivas ou negativas perante os olhos do público-alvo – fazendo com que uma empresa possa fazer o redirecionamento de rotas e estratégias quando necessário.
Importância de contratar uma agência de assessoria de imprensa
O clipping não deve ser pensado como um simples serviço de recortar e colar notícias na mídia offline e online. Pelo contrário, para ter efeito e agir como balizador para a estratégia de comunicação de uma empresa, o serviço de clipping deve ser realizado por profissionais sérios e competentes.
O próprio clipping serve como mensurador da qualidade do trabalho da assessoria de imprensa. Isso porque o assessor de imprensa publica releases e divulga-os para a imprensa.
Os veículos de comunicação, por sua vez, selecionam conteúdos que acham relevantes e os publicam na íntegra ou em partes, e é a partir daí que a qualidade do trabalho da assessoria de imprensa pode ser avaliada – uma vez que se bem feita a assessoria resultará em publicações de matérias positivas sobre a empresa.
Uma matéria positiva é significado de economia, pois sua empresa não precisou pagar para ter espaço na mídia.
O clipping serve como parâmetro para tomada de decisões estratégicas. Se você ficou interessado em ter essa ferramenta à disposição de sua empresa, entre em contato com uma agência de assessoria de imprensa e solicite orientação para obter as melhores soluções em comunicação para seu negócio.