Home Internet

Hacker Aqui, Outrosim: Escrita pode revelar fraude em Mensagens!

( Reprodução: Coluna Bela Megali, O Globo )

Como Profissional de segurança em tecnologia da informação, entusiasta e também palestrante do assunto, me senti na obrigação comentar as imagens deste dia 12 de Junho de 2019 reveladas pela Bela Megali em sua coluna do O Globo, intitulada: “Hacker invade grupo do Conselho do Ministério Público, veja a mensagem” e também pelo site Br18.com.br no artigo: “Hacker do CNMP: Acesso quem eu quiser”

Quando avaliamos golpes digitais e também invasões, investigamos diversos detalhes. Podem ser técnicos, culturais ou sociais.

É comum mesmo na grande mídia as dicas para não cair em Golpes dos mais variados tipos – inclusive na internet – é comum procurar por um erro gramatical ou outros erros de escrita que podem revelar não ser uma mensagem verídica.

Há erros mais grotescos como golpes que afirmam ser de empresas e assinam como outras e também os dados simplesmente inventados e inexistentes.

Avaliar à gramática, concordância e vícios de escrita pode revelar também características do autor da mensagem. Até mesmo o uso de uma palavra incomum ou especifica de uma profissão.

Reprodução: Br18.com.br

Outra coisa que podemos observar nestas duas imagens, são as origens diferentes, que podem ser pessoas diferentes ou de caixa de mensagens diferentes, observando simplesmente o fundo de tela.

O que pode mostrar também duas fontes distintas de ambos jornalistas. Neste texto eu quero apenas deixar estas observações, não quero neste caso em especifico apontar autores e peço desculpas pelo sofrível português, não ser tão eloquente quanto nosso suposto hacker.

Hacker Aqui, outrosim e Obrigado pelos peixes, 42!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.