Estamos em 2012 e mesmo Orkut enterrado até pelo mesmo pelo seu criador, foi nele que consegui um pedreiro para construir minha churrasqueira em pleno 2012, atravéz de uma comunidade do Orkut. Comecei com esse relato pessoal para ilustrar um consumidor satifeito, um trabalhador com mais um cliente mesmo usando uma rede que os “especialistas” afirmam está despovoada.
Quando eu falo Redes Sociais, devemos pensar que elas existem independente das ferramentas existentes na internet. Na verdade nossas ferramentas server mesmo para criar um ponto de comunicação muitas vezes democrática e auxilia a gerenciar as Redes Sociais que já estamos integrados. Como exemplo, hoje, usamos o Facebook porquê todos os nossos amiguinhos estão lá e também a estrutura da ferramenta atende melhor as necessidades atuais dos seus integrantes.
Quando falamos de nós mesmos é muito fácil identificar qual rede vamos usar, porquê sabemos facilmente onde nossos amigos e familiriares estão, mas quando estamos pensando em nome da nossa Empresa o processo é complexo.
Branding e Monitoramento
Independente do tamanho do seu negócio esse processo é complicado, trabalhoso e exige bastante paciência, não se contrói uma marca da noite para o dia nas Redes Sociais e nunca, jamais em hipótese alguma você pode ser uma coisa que você não é, não adianta “photoshopar” sua imagem nas redes se seu empregado trata mal o seu consumidor.
O primeiro trabalho que deve ser feito nas redes sociais para uma empresa é a reserva de nome e monitoramento. A Reserva de nome consiste em simplesmente cadastrar a sua marca nas redes sociais, não queremos perfis, comunidades ou páginas falsas delatando nossa imagem e muito menos sequestrando a nossa marca para tentar nos vender ( Sim, amigo, isso existe! ). Sendo assim mesmo não usando uma Rede faça o cadastro nela como também respectivamente os dominios da sua marca e se possível o seu produto ou serviço ( Exem.: www.marca.com.br / marca.com / marca.me / marca.org ).
Ferramenta para verificar Username em várias redes.
O passo seguinte ou de preferência ocorrendo paralelamente é o monitoramento da sua marca e dos usuários de cada rede. Existem algumas ferramentas gratuitas e outras pagas para monitorar palavras chave em diversas redes, mas devemos lembrar que estamos trabalhando com pessoas e as pessoas odeiam ser tratatas como estatísticas.
Planejamento e Plano B
Mas depois de descobrir onde está o seu público e como ele se porta para cada rede. Devemos trabalhar num planejamento de mídia. O que realmente fazer em cada Rede Social e o mais importante – O PLANO B – Criar uma lista do que não se deve fazer e estudar um “contra-ataque” para cada tipo de situação. E isso é muito fácil basta digitar no Google: “Erros em Mídia Social” , e vasculhar alguns blogs sobre o assunto que você vai encontrar bastante conteúdo das burradas de diversas marcas.
- Como Brastemp, Renault, Arezzo e Twix reverteram a crise nas redes sociais
- Alguns “fails” de várias marcas nas Redes Sociais
- 10 Erros de Markenting em Redes Sociais
Deixa um Profissional fazer o trabalho.
Se você chegou até esse meu texto e não é um profissional da área apreciando meus erros de gramática, deve estar estudando quanto deve investir – Gastar, NÂO! – com sua marca nas Redes Sociais, existem profissionais que vão poder executar parte desse processo ou até mesmo grandes à pequenas agências para lhe ajudar. No entanto se seu orçamento estiver apertado e você está lendo esse texto justamente porquê está tentando entender essa loucura de Redes Socais, recomendo pelo menos que você solicite uma visita de um profissional para lhe dar uma consultoria, literamente, lhe elucidar sobre o assunto.
Trabalho da Equipe
Eu acredito que todo esse processo deve ser discutido com toda empresa, da tia do café aos sócios. Tudo deve ser conversado e passado para cada setor o comportamento que diante a marca, toda a equipe vai tomar – Ou somos um time, ou não somos – Mesmo sendo somente um pequeno número de pessoas executando o planejamento de mídia é importante toda a empresa como um todo entender como funciona.
Vídeos meus sobre Assunto:
Como as Empresas podem ver as Redes Socais:
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Vendendo na internet:
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As Redes Sociais podem melhorar a sua venda ?
Como falei acima, as ferramentas na internet são um canal de comunicação. Se você sabe: Onde está o seu consumidor, o que ele faz, o que ele realmente acha do seu produto ou serviço e consegue entender suas nescessidades, basta ser um ótimo observador de como essas informações vão lhe trazer melhor venda.