Facebook é hoje muito mais do que uma simples rede social, é uma fonte de informação, um canal de comunicação onde as pessoas procuram novidades e informações. E nada melhor para viabilizar a comunicação em uma ferramento do que implantação de conteúdos de áudio.
O foco do Facebook dos últimos tempos tem sido a capacidade de compartilhar conteúdos em tempo real. Sendo assim, a sua ideia é dar a ferramenta formas mais eficientes de se quiser criar e publicar em tempo real, aumentando ainda mais os compartilhamentos entre os usuários e dando uma forma simples de criar conteúdo.
Mas para além do vídeo, o Facebook quer ainda que possam criar os seus próprios conteúdos, não recorrendo apenas à imagem. A mais recente proposta é o Live Audio. A ideia é dar as mesmas funcionalidades que existem já no Live Video, mas restringi-las apenas compartilhar áudio, através do recurso será possível recorrer a sua utilização em situações pontuais onde, por exemplo, as qualidade da Internet é mais fraca ou, simplesmente, o áudio seja de fato pretendido, como em um podcast.
Esta nova funcionalidade estará integrada na zona de configurações do Live Video, mas limitada à emissão de áudio. Ainda não está acessível, sendo testada pelo Facebook nas próximas semanas. E tal como aconteceu com o Live Video, também o Live Audio irá estar inicialmente limitado a alguns criadores de conteúdos. Durante o próximo ano o Facebook planeia aumentar o uso do Live Audio a mais criadores de conteúdos e ao resto dos utilizadores.
Os Podcasts e rádio estão chegando ao Facebook, preparem-se para que eles acederem diretamente a sua timeline, tal como hoje acompanham as transmissões de vídeo.