No início deste ano, WhatsApp anunciou que iria acabar com suporte para alguns dos smartphones mais antigos até o final de 2016. A empresa irá eliminar gradualmente esses dispositivos, uma vez que pretende concentrar os esforços nas plataformas móveis que são mais usadas.
O WhatsApp menciona em seu post:
“Embora esses dispositivos móveis tenham sido uma parte importante da nossa história, eles não oferecem o tipo de recursos que precisamos para expandir o nosso aplicativo no futuro.”
WhatsApp Messenger deixará de funcionar nas seguintes plataformas móveis:
- OS BlackBerry e BlackBerry 10
- Nokia S40
- Nokia Symbian S60
- Android 2.1 e Android 2.2
- Windows Phone 7
- IPhone 3GS / iOS 6
No entanto, o WhatsApp declarou que está ampliando o suporte para BlackBerry OS, BlackBerry 10, Nokia S40 e Nokia Symbian S60 até 30 de Junho, de 2017.
Recentemente, o WhatsApp introduziu vídeo chamadas como recurso a todos. Para experimentar esse recurso, os usuários podem pressionar o botão de chamada no canto direito superior de um bate-papo que abrirá duas opções: chamadas de voz ou de vídeo. Para fazer uma chamada de vídeo, basta clicar na opção da tela. Os usuários também têm a opção de alternar simplesmente entre a câmera traseira e frontal.
Não houve nenhum argumento que as gigantes da tecnologia estão se concentrando em aplicativos de vídeo chat. A Apple, Microsoft e Google oferecem vídeo chat com a esperança de atrair mais usuários e claramente para manter a crescente concorrência entre as redes sociais como o Facebook Messenger e Snapchat, que também oferecem recursos de texto, voz e vídeo, tudo a partir de um aplicativo. Mesmo que WhatsApp possa ter se unido aos grande um pouco mais tarde, é, sem dúvida, uma opção que ganha o público.
Recentemente, o WhatsApp lançou uma atualização para iOS que permite os usuários enviarem e receberem GIFs através do serviço de mensagens popular. Além dos GIFs pré-carregadas que vêm com a atualização, os usuários também podem acessar a enorme biblioteca de Giphy para obter as animação para efetivar o envio em uma conversa. Os usuários também serão capazes de fazer alterações em um GIF – como adicionar legendas, etiquetas, alongamentos e encurtar o comprimento de uma animação – antes de usá-lo.
E ainda o WhatsApp irá permitir que os usuários convertam seus vídeos pessoais em GIFs. O recurso pode ser acessado diretamente a partir do rolo da câmera, tocando em um vídeo e, em seguida, selecionando a opção GIF alternância. No entanto, esta opção só irá funcionar se o vídeo for de 6 segundos ou mais curtos.