Não, não falo de um concorrente do Google. Não, não falo de uma ferramenta de busca “personalizada”. Nada de concorrentes como o MSN Live Search, Yahoo, etc. Será disponibilizada em breve uma ferramente de busca que tem um conceito diferente. O Wolfram Alpha, criado por Stephen Wolfram se baseia na busca de informações, e não de sites.
Por exemplo, se buscar hambúrguer, ao invés de encontrar lojas que o vendem, encontrará a data de sua criação, onde é consumido e até tabelas nutricionais. Logo o mecanismo de busca não se baseia em “rate” ou no número de acesso, por exemplo, mas no algoritmo estrutural de informações correlatas, de acordo com o tipo de busca.
Entendendo melhor, como hamburger é entendido pelo mecanismo como um alimento, um dos eixos de busca a ser trabalhado pelo algoritmo é a tabela nutricional. Analogamente se buscamos dólar, por ser uma grandeza monetária, obviamente a busca retornaria com o fluxo cambial, e não por referências à string “dolar”.
Interessante é observar que a finalidade da ferramenta não é concorrer com o Google, de acordo com seu autor, mas ser um instrumento para um público alvo distinto, mais focal.
Aguardemos por mais essa ferramenta. Mas que mais hora, menos hora, a Google deve desenvolver algo parecido ou chamar o desenvolvedor para sua equipe.
Links:
Fontes: O Globo – Tecnologia