Home Jogos

Análise: Jogos da nova geração vão custar menos

Joystick do PS4
Joystick do PS4

Esse texto é para mostrar minha análise sobre os preços dos jogos para a nova geração de consoles, esse texto é uma opinião pessoal.

Então, as grandes fabricantes já mostraram ( em parte ) suas novas gerações de console. A Microsoft já apresentou o seu Xbox One e a nossa amiga nipônica Sony mostrou o PS4 e a grande surpresa foi adoção da Arquitetura X86 em seus consoles, na verdade o correto afirmar ser uma arquitetura X86-64.

O Wii U que foi lançado em 2011 ( Oi Nintendo, tá viva ? ), adotou outra arquitetura, alguns desenvolvedores já mostraram um belo desprezo o mais novo console da Nintendo. O Hardware da Wii U está muito inferior aos seus amiguinhos do mercado, mesmo trabalhando com outra ênfase no mercado de jogos, grandes desenvolvedores podem acabar não querendo portar seus jogos para a o Wii U ( Spoiler: Já não estão portanto. ), Por Mim a Nintendo podia focar nos consoles mobile e portar seus jogos para todos os outros consoles, mas isso é um assunto para outro texto.

O Preço dos jogos da Nova geração

Alguns já estão afirmando que estamos na “Geração do PC”, hoje, mais de 95% dos computadores pessoais ( PC ) e também os computadores da Apple funcionam na arquitetura X86-64. Agora temos também o Console da Sony e da Microsoft.

A atual geração de consoles, o desenvolvedor é obrigado a criar o seu jogo e depois portar para cada console, o jogo é criado em cima de um SDK, um Kit de Desenvolvimento. Como as arquiteturas são diferentes, gera muita dificuldade para grandes e pequenos jogos para serem desenvolvidos, demanda mais tempo, mais pessoas e ainda pode ter um lançamento com muitos bugs e outros problemas ( e nem vou falar do enredo ). Até criar um DLC pode se tornar um trabalho complexo.

Com PC, Playstation 4 e Xbox One estão trabalhando com a mesma arquitetura, mesmo com o um SDK diferente vão existes diversas similaridades, imagino também possa ser unificado ( e deveria ) o SDK do Xbox One e o Windows, a microsoft poderia fazer isso. Ainda vai existir a possibilidade do uso de uma mesma SDK, ainda mais robusta e que vai ter a facilidade para portar para cada console.

O Legal que o uso da mesma arquitetura pode criar mais facilidade das plataformas conversarem, hoje muitos jogos populares como: Battlefield e outros, tem seus multiplayers somente em suas plataformas, será vamos ter mais jogos multiplayers entre plataformas ? imagine jogadores do PS4, Xbox One e pc com a possibilidade de competir online, hoje em dia isso ainda é irrisório.

Minha conclusão é simples, os desenvolvedores vão ter mais facilidade para criar seus jogos, eles vão poder foca melhor o trabalho, talvez não precisar de uma equipe tão grande, parecem pequenas coisas, mas somando todas essas possibilidades podem sim ter um corte de custo e digo mais, eu suponho de até 40% mais barato.

E os consoles das grandes empresas e grandes desenvolvedores ainda vão ter que brigar com o crowdsourcing, estão chegando consoles como o Ouya e o Gamestick, que vão focar nos jogos Indies e vão vir com preços bem competitivos, as grandes empresas já estão preocupados com os pequenos desenvolvedores onde seus jogos chegam com tamanha genialidade e originalidade ( Braid, um BEJO ) que conquistam grandes públicos.

Tudo isso vai alterar o cenário atual dos preços do jogos, se você quer ler mais sobre a nova geração recomendo muito um texto maravilhoso da Giovana Penatti do Tecnoblog.

E ai seus cabeça de coxinha de quantos estão as apostas!?

1 COMMENT

  1. Muito romântico cara :/ Mesmo com o uso da mesma arquitetura não deve ter nenhuma baixa de preço. Além do mais com uma configuração com maior capacidade é gasto mais em CG, texturas mais bem trabalhadas, mundos maiores etc.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here