Quem acompanhar os posts sobre tablets no Tambotech, sabe que adotei o Coby Kyros 7015 como queridinho (não a toa que comprei), afinal, era bom, eficiente e possuía um ótimo custo/benefício. E apesar do hardware modesto ele conseguia ser melhor que quase todos os tablets de baixo custo.
Mas, isso foi há quase um ano, e as coisas mudaram bastante.Tablets melhores e piores, mais caros e baratos. Desses todos, o único que conseguiu superar o Kyros foi o GT-7105 da Genesis, e não foi por pouco. Hardware bastante a frente do Coby 7015 e com uma média de preço igual ou até mesmo mais baixa.
Especificações Técnicas
- Processador A8 de 1,2 GHz
- 512MB de Memória RAM
- Conectividade: Wi-Fi 802.11b/g/n, Bluetooth e A-GPS
- Suporta Modem 3G
- Câmeras Frontal(0.3 MP)
- Tela: 7″ Capacitiva com resolução 800×600 (Conheça as Diferenças de Tela TouchScreen)
- 4GB de Armazenamento (permite até 32GB via microSD)
- Android 2.3 (Gingerbread)
GT-7105 x Kyros 7015
Começando pelo processador, a diferença é gritante. Os 800 MHz do Coby eram quase suficientes, digo quase porque em quesito de navegação e até mesmo multitasking isso não atrapalhava, mas, alguns poucos apps e jogos o tablet não aguentava. Com o A8 de 1,2GHz é bem difícil que se tenha problemas com aplicativos e jogos comuns, talvez em jogos 3D, mas esses por si só, já exigem um hardware mais potente. Essa melhora no rendimento também conta para o dobro da memória que o Genesis possui.
Uma coisa que eu não dei falta, mas, as pessoas pediam muito nos comentários do Tambotech era como usar a Conexão 3G no Kyros. Ele não vinha com essa função nativamente (pela versão do Android) e para conseguir isso era necessário uma gambiarra boa, atualizar duas vezes a versão do Android com um processo que era razoavelmente complicado, motivo pelo qual, eu não fiz no meu e nem postei tutorial aqui. Bom, agora os problemas foram resolvidos e isso ja pode ser acessado nativamente. Sendo necessário, apenas um adaptador para isso.
A tela continua o padrão de 7 polegadas da maioria dos tablets, mas sua resolução é melhor e possui touch capacitivo (Para saber mais leia este artigo). A resolução da câmera é baixa, eu sei, mas estamos falando de um tablet, isso não é nem um pouco necessário. Mas, admito que sentia falta as vezes de uma câmera no Kyros, nem que seja para brincar de vez em quando, ainda mais agora que o Instagram chegou no Android.
Como se não faltassem motivos para a compra, ainda temos o tablet com a versão 2.3 do Android. O que isso significa? Visual mais moderno, elegante e navegação muito mais intuitiva. Quanto á usabilidade, ocorreu uma melhoria para copiar e colar(em relação ao 2.1), gerenciar tarefas e gasto de bateria, melhor processamento de imagens 3D e transmissão de vídeo por IP, similar ao Facetime do iOS. Além disso tudo, o rendimento do sistema está melhor (independente do hardware).
Conclusão
Hoje, o Genesis GT-7105 é facilmente o melhor tablet de baixo custo no mercado. Assim que puder, é compra certa.