Depois do murmurinho sobre as patentes do nome Iphone pertecerem a Gradiente ou não, a Gradiente, resolveu voltar ao mercado em grande estilo. O Tablet Gradiente OZ TB800 que faz parte da propaganda “Meu Primeiro Gradiente”, que é voltada únicamente para crianças (Uhulll!). Com um processador de 1Ghz e 512mb de memória, esse tablet roda boa parte das aplicações e jogos menos exigentes do android.
O interessante é notar que modificaram todo o sistema android e, esse sim, foi feito para crianças. Boa parte das configurações foram retiradas, restando apenas as aplicações para crianças, que não são poucas. Um senha é configurada previamente para um maior controle sobre o que seus filhos irão ver. Uma caneta já vem inclusa para desenhar livremente na sua tela de 8 polegadas.
Hardware
- Processador de 1GHz
- Memória RAM 512MB
- Tamanho do Display: 8 Polegadas
- Resolução do Display: 1024 x 768p
- Touch Screen: Capacitivo
- Conexão Wi-Fi
- Conexão Bluetooth
- Saída HDMI
- Entrada USB
- Entrada para Fone de ouvido
- Entrada para Microfone
- Memória Interna: 4GB
- Cartão de memória: até 32G
- Câmera Frontal: 2.0MP
- Zoom da Câmera: Sim
- Filmadora: FPS 15
- Resolução do filme: 2.0 MP
- Android 2.3.1
- Duração da Bateria (operando em Wi-Fi): 6 hrs
- Duração da Bateria (operando em Stand By): 3 dias
- G-sensor
E agora crianças?
Fiquei feliz de ver que alguém está preocupado com nossos pequeninos, mas nem tudo é perfeito. O sistema android ainda é o antigo 2.3.1, o que faz com que muitos recursos novos de otimização do sistema e bateria não sejam incluídos. Outro ponto é o hardware não ser tão potente, por enquanto é melhor ir escondendo dele que existem jogos em 3d mais realistas. No geral eu aprovo, penso que a faixa etaria que vai consumir esse tablet, quer mais ver desenho e desenhar na tela do que propriamente ser um “mini jogador hardcore”. O preço está em torno de R$ 600,00.