O mais novo tablet da Google, o Nexus 7, foi lançado anteontem durante o Google I/O, evento anual da empresa de Mountain View. Fruto de uma parceria com a Asus, o dispositivo roda a versão mais atual do Android, o 4.1 (Jellybean), que também foi apresentada simultaneamente ao tablet.
Pesando apenas 340 gramas (quase metade do iPad, por exemplo), o Nexus 7 possui uma configuração bem parruda, com processador quad-core, GPU GeForce e chipset Tegra 3. Aliados ao Android mais recente e à boa autonomia de bateria, garantem uma experiência de uso bastante agradável.
A câmera já é mais modesta, mas levando em conta que ela é frontal e foi projetada apenas para videochamadas, seus 1.2 megapixels com vídeo a 720p não deixam nada a desejar. A ausência de slots para cartão de memória pode incomodar alguns, mas se alinha com a política da empresa de estimular integração com a “Nuvem” (pense Google Drive, Google Play Music, Movies, Books, etc).
Dados técnicos e specs do Google Nexus 7
- Tela: touchscreen capacitivo, 7 polegadas, resoluçã0 HD (1280 x 800 pixels), densidade de pixels 216 ppi, 16 milhões de cores, LED-backlit IPS LCD, vidro super-resistente Gorilla Glass.
- Processador: Cortex-A9 Quad core, GPU ULP GeForce, Chipset Nvidia Tegra 3.
- Sistema operacional: Android 4.1 Jellybean.
- Memória: 1 GB RAM, 8 ou 16 GB de armazenamento interno.
- Cartão: sem armazenamento externo, sem slot de cartão de memória.
- Câmera: somente frontal, 1.2 MP, grava vídeo a 720p, faz videochamadas.
- Rede: Wi-Fi b/g/n, NFC, bluetooth. Não possui 2G/3G/4G.
- Conectores: headphones 3.5mm, microUSB 2.0.
- Autonomia de bateria: 9 horas de uso assistindo vídeos HD.
- Outros: bússola, giroscópio, acelerômetro, sensor de proximidade.
Quanto o Google Nexus 7 vai custar
O preço previsto para o Google Nexus 7 (nos Estados Unidos) é de U$ 199 dólares. Coincidentemente, o mesmo valor de tablets como o Kindle Fire e o Nook, que têm bastante força lá fora. No mercado brasileiro, não há previsão de lançamento ou preço, mas levanto em conta a taxa de câmbio, imposto de 60% sobre importação, o aparelho deve ficar provavelmente na faixa dos 1000 reais.