Home Mobile Android

Guerra de patentes entre Apple e HTC põe Android em risco

Acusações e batalhas judiciais envolvendo registro de patentes não são novidade no mundo das empresas de tecnologia, principalmente quando envolvendo grandes nomes e megacorporações. Dessa vez, porém, o conflito de patentes entre  Apple e HTC pode ter sérias consequências para o futuro do Android.

A gigante de Cupertino acusa a HTC de infringir duas patentes de sua propriedade, que dizem respeito a “interação com estruturas de dados gerados em computador” e “processamento em tempo real de sinais transmitidos”. A decisão proferida pela Internacional Trade Comission dos EUA em favor da Apple coloca em xeque não só a própria HTC, mas todo o mercado Android, uma vez que, segundo especialistas, da forma que o Android foi projetado “seria difícil imaginar uma forma de não infringir tais patentes”. Embora a HTC garanta que existem alternativas para contornar a situação, seriam necessárias “mudanças fundamentais na arquitetura Android e possivelmente no kernel Linux no qual ele se baseia”.

O cenário mais provável é o banimento completo dos produtos da HTC no mercado norte-americano. Os dispositivos Android como um todo não vislumbram um panorama mais animador, enfrentando com 49 processos nos tribunais.

Fonte: ZDnet

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here