Home Mobile

Prefeitura de São Paulo investe em aplicativo de táxi

A Prefeitura de São Paulo acaba de lançar na segunda-feira (2) seu novo aplicativo, com foco em táxi. Pelo o que parece a Prefeitura tem intuito de concorrer diretamente com outros serviços de transporte privados ( Uber, 99 e Cabify).
O Aplicaitovo está disponível para Android, o nome é bem sugestivo: SPTaxi. De acordo com o aplicativo não é cobrada taxa ao motorista nesta fase inicial, provavelmente por ainda esta em testes. o que promete que as corridas tenham descontos em torno de 40% em cima do valor do taximetro normal. Fazendo uma breve continha 40% em cima de corrida que custaria R$20,00 com o SPTaxi o valor seria de R$12,00, um ótimo concorrente para as outras transportadores se for considerado este valor como “base”.

O SPTaxi funcionamento exatamente como seus concorrentes. É definido endereço de destino, conectando-se por GPS; pagamento pode ser definido em dinheiro, cartão de crédito ou débito em conta. A taxa a ser paga é informada de acordo como taxímetro e inserido os descontos.

Infelizmente o aplicativo tem uma limitação que pode acabar distanciando alguns clientes, não será possível pagar a corrida no aplicativo, apenas diretamente ao taxista. De acordo com a Prefeitura “a disponibilização de máquina de cartão é obrigatória em São Paulo”, mas o motorista pode informar no aplicativo que não aceita cartão de crédito ou débito. Fazendo isso, ele receberá menos chamadas do que os que aceitam todas as formas de pagamento.

Outra má noticia é que o desconto não é fixo (Seria maravilhoso contar com aqueleas 40% certos em uma corridinha depois da balada em Sampa), mas quem dirá qual é o desconta para cada corrida é o taxista, este desconto pode ser de 10% a 40%, o desconto será calculada diretamente pelo aplicativo após inserido.
Até agora o que podemos notar é que a grande vantagem é para o motorista. Pois pelo menos no início, a Prefeitura não cobrará taxa sobre o valor das corridas, ao contrário dos aplicativos privados, com comissões entre 17% a 25%. E de acordo com a Prefeitura quando a taxa for cobrada, ela será “menor do que a praticada no mercado”.

No final da corrida, tanto o passageiro quanto o motorista serão avaliados de zero a cinco estrelas, como nos outros aplicativos já usados. E de acordo com a plataforma Os melhores taxistas poderão ser premiados com diversos premios.

O SPTaxi está disponível no Google Play. Mas ainda não tem previsão para ser lançada a versão para iOS.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here