Home Mobile

O que é um Dumbphone ?

Samsung a877 - Dumphone

Eu achava que já estava achando muito complexo explicar para um usuário médio sobre as diferenças entre celulares e smarpthones, para complicar ou facilitar nossa vida de consultor, cai na nossa frente um categoria nova, na verdade sempre sempre existiu mas mas deram um nome: Dumphone.

“Dumb” phone, Dumbphone, Dumphone ?

(Atualizando) – Erratas e Correções:

Como foi comentado abaixo, Dumb (pateta, burro) é ao contrário de Smart (inteligente).  Pelo que parece ou DOIS termos são usados, mas ainda não sei ao certo quem está certo. Pela discussão abaixo parece que o termo mais correto é “Dumbphone”.

Basicamente um smartphone de baixo custo e bem limitado, com funções semelhantes a de um Smartphone mas não com todas funcionalidades, mas principalmente com a falta de  uma completa usabilidade de um Smartphone. O Dumphone está entre o celular e o Smartphone.

(atualizando)

Anteriormente tinha afirmado que o Nokia 5530 é um Dumbphone, foi uma afirmação equivocada, creio ter afirmado isso pelo baixo custo, MAS é incorreto afirmar isso.

Vendo os comentários deste artigo, que podem ser todos conferidos (não deletei nenhum), acabei chegando a conclusão que Dumbphone é algo bem sujestivo. O que é um telefone limitado ? o máximo que podemos julgar de um aparelho se ele não atender o que o mesmo proponhe ao mercado. Um Dumbphone seria então para quem precisa executar poucas funções ? mas realmente o preço não define isso, como muito bem corrigido pelo leitores, o Nokia 5530 é um aparelho com sistema maduro, bem completo e custa em torno de 600,00 que é um preço muito bom.

Dumbphone, Smartphone ou celular ?

Vendo os comentários, afirmo, existem aparelhos completos com preço de aparelhos bem limitados. Se você é pessoa que gosta de estar sincronizado com redes sociais,  documentos online, gerenciar conteúdo online e ler emails, compre um smartphone, Se você apenas quer ler email, procure ver um celular que tenha apenas 3g ou wifi dependendo da sua necessidade. Mas se o preço é na mesma média, Compre o mais completo.

Conclusão.

Se Dumbphones são aparelhos limitados ? de sistema fechado ao modelo, então os celulares não existem mais ? eu acabei chegando a conclusão que isso é um termo criado pelo mercado para tentar dar um novo nome ao que já existe. A Celulares com diversas funções, mas que não são completos como os Smartphones, a apenas alguns poucos modelos que apenas são realmente com a  função de telefone, mas pelo conceito até mesmo imposto aqui, parece que eu poderia considerar esses aparelhos que apenas fazem ligações como Dumbphone.

Resumindo: Sei que nada sei…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here