Home Mobile

Smartphone Xingling MP19 MP FAIL!

Estou trazendo hoje um ótimo artigo que ficou perdido em nossa migração para o wordpress, esse Artigo veio nosso amigo do TwitterAdriano Lepper, Se ele não mudasse tanto de twitter até colocaria o link dele. Aqui ele mostra como não vale comprar um Xingling!

Smartphone - Foston MP20

É, o MP14 ali já vem com um Facepalm embutido. Não é por nada, mas essa coisa aí em cima não presta.

Esses assim chamados reprodutores de mídia (MPx) são vendidos por um preço acessível à maioria das pessoas (cerca de R$400,00) e geralmente possuem as seguintes características:

  • GSM Triband operando em 900/1800/1900Mhz (com algumas exceções operando em Quadriband ainda na frequência de 850Mhz);
  • Tela touchscreen de mais ou menos 3 polegadas;
  • TV analógica aberta;
  • Dual-SIM (capacidade para dois cartões SIM) com dois IMEIs;
  • Sistema operacional (plataforma) proprietário, não podendo assim ser chamados de “smartphones”, como são conhecidos por muitos.
  • Além disso, alguns desses MPxs operam com ROMs pirateadas do Windows Mobile
  • Câmera traseira de cerca de 3 Megapixels e frontal de 2 Megapixels (interpoladas), com qualidade VGA;
  • Conexão GPRS/WAP.

Esses dois últimos fatores frequentemente levam o consumidor ao erro, levando a crer que a conexão com internet (mesmo que via GPRS/WAP) e a presença de uma câmera frontal façam com que esse aparelho possua a desejada “função 3G”. Por má fé do vendedor (e salsice do comprador, admito) um aparelho que acessa a internet à 44kbps e tem uma câmera de supostos 5 megapixels na frente é vendido como um aparelho com rádio HSPA (componente que permite acessar redes WCDMA, o padrão 3G utilizado aqui no Brasil).

No MercadoLivre, por exemplo, existem centenas de casos de celulares oferecidos como modelos com rádio HSPA e que são cobrados como tal. Ou seja, muitos consumidores tem sido enganados e tem comprado “gato por lebre”.

Celular com Câmera!

Além disso, a qualidade da recepção de sinal de TV nesses aparelhos é sofrível. Em um teste com um Samsung V820 e um MPx, nessa mesma hora, no mesmo canal e no mesmo local (tm Chapolin Colorado), a recepção de sinal do V820 foi muito superior.

Outro problema nesses aparelhos é a build quality¹ deles. Um simples teste de resistência do material é torcer o aparelho ao longo de dois eixos e detectar algum rangido. Caso haja algum ruído, é muito provável que suas peças sejam mal encaixadas e/ou de má qualidade. Foi o que aconteceu com todos os modelos que eu testei. Realizei o mesmo teste com outros aparelhos, como um Apple iPhone 3G, um LG Cookie, um Samsung Omnia e o resultado foi o esperado, ruído ausente ou quase nulo (LG Cookie). Nos MPx, o ruído foi alto. Outro ponto discutível é a qualidade da touchscreen, que frequentemente detectam toques inexistentes ou tocam em locais incorretos, mesmo com a tela supostamente calibrada.

Os aplicativos para eles, bem, não há aplicativos para eles. A grande maioria sequer possui um a máquina virtual Java. Segundo a propaganda eles possuem um emulador de NES, mas até onde eu sei ninguém conseguiu rodar nada nesses celulares.

Vocês ainda querem um desses?

 

  • Atualizando – Twitter do Adriano Lepper

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here