Home Mobile

São Paulo : Usará sistema CEMI para bloqueio de Celulares

O Cadastro Nacional de Estações móveis Impedidas – CEMI – é um sistema supervisionado pela Anatel para bloquear celulares, geralmente é solicitada a operadora pelo próprio usuário o bloqueio do celular em caso de roubo ou furto, mas agora está sendo aderido pelo estado de São Paulo para que mesmo possa ser utilizado em delegacias, agilizando assim o bloqueio do aparelho e o tornando inutilizável logo após a abertura do BO.

Celular

Está iniciativa foi considerada para tornar o furto e roubo de celulares menores na capital, pois bloqueando o aparelho ele virará um peso de papel e não pode ser habilitado de forma alguma, sendo assim ele perde o valor de mercado e a possibilidade de ser revendido é nula.

A Anatel desde de 2014 já expandiu esse bloqueio a aparelhos utilizados por todo o mundo e é integrado a base mundial de celulares administrada pela GSMA.

Anteriormente o bloqueio era realizado a partir do IMEI, que pode ser verificado em qualquer celular digitando *#06#. Mas houve uma pequena atualização no sistema dando a chance do usuário de bloquear o aparelho pelo número de telefone cadastrado e associado ao aparelho. Sendo assim caso seja utilizado o CEMI em uma ocorrência não precisaria do EMEI e sim apenas do número telefônica que foi roubado.

Atualmente, possuem acesso ao cadastro nacional de celulares bloqueados os estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo sendo o próximo na lista a adesão o Distrito Federal.

Fonte: Tecnoblog

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here