Pequenas empresas acabam tomando uma independência absurda e em pouco tempo crescem em cartela de clientes e em faturamento mas permanecem com uma pequena e as vezes frágil estrutura na rede dos computadores.
Atendi durante quase 10 anos pequenos escritórios e mesmo com os preços de muitos equipamentos terem caído, é incrivel como as pequenas empresas conseguem continuar cometendo os mesmos erros e alguns bem simples de ser resolvidos.
1. Aterramento
Eu desisto, mas ter uma estrutura elétrica e estável já é dificil, entao vamos fazer pelo menos um aterramento nas tomadas e faz favor de não ligar no neutro e verifique se está correto o positivo.
2. No-break
Eu sei que é caro, mas pelo menos no servidor e nos equipamentos da rede coloque um no-break. Depois com calma compre para as demais maquinas do escritório. E não ligue dois ou mais computadores no mesmo no-break, mesmo que recomendado pelo fabricante.
3. Servidor
Em pequenas empresas é comum usar uma maquina normal para servidor de arquivos e também ligar a impressora. Mas infelizmente colocam um funcinário para trabalhar nessa maquina, o ideal é que ninguém use essa maquina.
Se é para servidor de arquivos, eu recomendo um servidor NAS “portátil” , custa em média R$ 500,00 – Como o Seagate Black Armor NS110 – e para impressora recomendo uma impressora de rede, assim fica totalmente indepedente das mas maquinas da rede e também dos funcionários.
4. Sistema Original e atualizado
Compre maquinas de marca ou me compre pacote com o Windows original, devo lembrar também que o pacote do Microsoft Office é separado! Então se sua empresa vai usar o office da Microsoft, também compre o original.
Se você tem alguma visão do futuro da sua empresa e pretende usar depois um Dominio na sua empresa, compre o Windows que seja compátivel com servidor de domínio, você vai evitar uma grande dor de cabeça no futuro com migração. E vamos manter o sistema atualizado.
5. Nome das maquinas e usuários
É muito comum as maquinas ganharem os nomes dos funcionários, principalmente os mais antigos das empresas, recomendo que as maquinas tenham nomes do cargo da pessoa e que seja criado um login e senha na maquina.
Caso troque o funcionário de empresa, crie um novo usuário e delete o antigo depois de uns 30 dias e com tudo migrado, assim evitando uma série problemas.
Defina a senha de Administrador da maquinas e documente isso, dê poder de administrador ao seu funcionário somente se for nescessário.
Eu espero que essas dicas possam ajudar.