Home Suporte

CCleaner? A sua máquina pode estar infectada

O CCleaner que é considerado um dos melhores softwares de limpeza de registo do Windows e também na remoção de “lixo” do sistema. No passado a Microsoft recomendou não utilizar a ferramenta pois ela podia causar erros sistêmicos.

Agora foi a própria empresa que reconheceu que o software foi comprometido por hackers, no servidor dos Estados Unidos.

De acordo com informações da empresa Piriform, que agora pertence à Avast e que detém o CCleaner, o software foi comprometido por hackers e por isso tornou-se urgente a sua atualização ou nos casos mais extremos desinstalação caso tenha a versão infetada.

O usuário deverá verificar urgentemente se tem o CCleaner v5.33.6162 ou o CCleaner Cloud v1.07.3191 para 32 bits instalado pois são estas as versões que se encontram alteradas e infectadas.
o CCleaner v5.33.6162 foi instalado em 2,27 milhões de máquinas. O CCleaner Cloud foi feito o download da versão v1.07.3191 apenas 5000 vezes.

Estes dois softwares foram disponibilizados pela própria empresa durante 1 mês.

Qual o problema ?

De acordo com a Avast, as versões do Ccleaner alteradas do software instaladas em uma máquina passa a ter um backdoor, permitindo a acesso a informação. Segundo o que foi revelado, o malware enviava para os atacantes várias informações, como por exemplo o nome do PC, informações sobre as apps instaladas, endereços MAC das placas de rede e também informações sobre os updates do Windows.

As versões do Ccleaner infectadas foram distribuídas pelos servidores da empresa entre os dias 12 e 15 de setembro. A Avast revela ainda que com estas versões instaladas no sistema os atacantes podem controlar remotamente a máquina da vítima.

Então atenção, se possui a versão citada instalada imediatamente faça a desinstalação ou atualizem para a nova versão pelo site oficial do Ccleaner.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here