Home Suporte

Migrando de Windows para MAC

Tive a coragem e a oportunidade de comprar meu novo notebook, coragem porque comprar um notebook no Brasil da nova geração de um pouco mais de qualidade pode sair bem caro, por questão de Design e um maravilhoso desempenho de Bateria optei pelo MacBook de 13′ com Core i5, o Desempenho da Bateria chega a 7 horas,  com o controle de Brilho de 50% e usando “normalmente” o aparelho.

Poucas vezes tive que usar MAC, basicamente para conectar a uma rede ou instalar uma impressora em rede junto a uma Rede em Desktops em Windows, nem instalar programas eu sabia. Mas meu primeiro problema realmente foi encontrar programas semelhantes que eu usava no Windows.

MacBook Pro

Pequenas diferenças do MAC OS e o Windows.

Alguns nomes e comandos são diferentes, no MAC OS chamamos de “Mesa” o que no Windows é chamado de “área de trabalho”, para maioria dos comandos é feito com butão “command”, então copiar e colar é “Command + C e Command + V”.

A Melhor maneira que encontrei para tirar PrintScreen foi usar “Command + Shift + 4”, logo depois basta usar o ponteiro do mouse para definir o espaço e ao soltarm, automáticamente é criado uma imagem na “Mesa” já no formato de imagem.

Você Basicamente não consegue usar programas “maximizados” e o “menu” dos programas é unificado na “Barra Superior”.

Instalando programas no MAC Os.

Ao baixar o aplicativo, ele geralmente é copiado para a pasta “transferências” que é uma das pastas do usuário. Ao clicar no aplicativo ele primeiro vai ser “montado” na “mesa”, logo depois é auto executado e apareçe a janela para instalação. Agora vem o que me impressionou, basta arrastar o iconê do programa para a pasta “aplicativos”, feito isso ele já se integra ao sistema. Poucos são programas com grandes contratos ou opções de instalação. Arquivos compactados com extensão “.zip” são automáticamente reconhecidas e descompactadas pelo sistema como no Windows.

Programas do Windows para MAC Os

Eu estou procurando no Superdownloads, Baixaki e MACupdate. Outros apps baixo diretamente da App Store para MAC que já vem nas últimas atualizações do Mac Os.

Pacote Office

A Tia Microsoft comercializa normamente o Office para MAC, então não tem nem o que reclamar. Mentira, você pode reclamar do preço, eu uso mesmo o Google Docs e o Pages no iPad.

Ferramentas de WEB para MAC Os

Eu ainda não me adaptei bem com todas as ferramentas de web, por que eu ainda não achei algo IGUAL ao Notepad++ do Windows, mas vamos lá!

Todo o resto eu uso os plugins no Firefox.

Messengers, Redes Sociais, Ferramentas.

Realmente o MSN ou Live Messenger é um troço horrivel no MAC Os, a experiência no Windows é melhor melhor, o aplicativo do Twitter para Twitter é um Show a parte eu não sei por quê diabos o twitter não lançou algo tão perfeito assim para windows onde o melhorzinho é o Tweetdeck.

Foram anos mexendo com o Windows e provalvemente farei um Dual-Boot com Windows Seven que tenho gostado bastante, mas por enquanto eu estou gostando muito da usabilidade do sistema, principalmente do Trackpad. Agora deixo o meu desktop exclusivo para jogar, espero assim deixando o mais leve possivel. Todo resto de programas que usando vem no próprio MAC OS.

12 COMMENTS

  1. Uma dica adicional para você e seus leitores, o melhor editor para html que achei para MAC é o Coda, que inclusive serve como FTP para as páginas editadas.

    Para o Messenger, eu prefiro o Trillian porque é mais estável que o Adium, msn para mac. E comporta os serviços de gtalk e msn juntos no mesmo programa. O unico incoveniente é que demora a trocar as fotos e nao tem video conferencia e o bom é que nao aceita emotions personalizados.

    Adicione o evernote aos seu programas. Ele é bem funcional e ajuda na programação e arquivamento de notas.

    Para exibir videos eu uso o MX Player que é melhor com legendas para filmes ripados em Blue Ray.

    Ainda vou escrever um post falando das minhas dificuldades tb ..rs

    • Que honra, adoro o seu Blog. The BEST!

      Realmente esqueci do Evernote e do DropBox.

      Já me recomendaram o CODA mas ainda nem tive tempo para testar.

  2. Salve Gabriel.
    Bom post, claro e limpo. Beleza!
    Comprei há mais de ano um MACquinho Albino, muito bom. Algumas adaptações a serem feitas, sem dúvida. Uso o próprio pacote do MAC ao invés do office. É muito bom e muito barato.
    No mais, não tem como se desligar do Windows pois é o que predomina no mercado, entre os amigos e tem muito mais facilidades disponíveis.
    Abraços

  3. Depois que testar o Coda, você nunca mais usará o dreamweaver. Tem muito mais programas legais para você usar, mas essencias são esses ai.

    Para quem usa o gmail e o facebook tem os MailTab e o faceTab que deixam icones no tray monitorando e avisando na cheada de novas mensagens.

    Para quem curte o Itunes, o ItunesArt é uma boa pedida tb.

  4. Sei lá, ainda é difícil ter um Mac com tudo original… Pra eu conseguir meu primeiro Windows Original eu tive que lutar muito para entrar na ETEC e conseguir por lá, um Windows e alguns softwares, agora imagino o valor de todos os softwares redando como o DW e PHoto, fora o M. Office aushuahs, mais mesmo assim ele é muito bom mesmo. Outro detalhe que não me agrada é saber que ele mal aceita um CD, ao que eu lembro dos mais novos, mais ai vai do dono escolher o modelo auhsuah.

  5. Ola, comprei um macbook air hoje e gostaria de saber pq a app store nao aparece quando eu dou atualizacao de software??? no site mostra que eh so fazer isso, mas nao estou conseguindo.. alguem sabe porque? beijos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.