Home Suporte Rede

Tutorial: Super AP e Repetidor da Gts

Recentemente eu precisei colocar um repetidor aqui em casa, tenho 3 andares e necessitava passar internet do primeiro para o terceiro andar para ter melhor aproveitamento da rede e principalmente não ter que quebrar a parede para passar mais fio.

Muitos roteadores wireless são somente “Pontos de acesso” (Access Point ou AP), por exemplo um modelo muito discutido aqui no blog é Roteador Mymax e como também outros modelos muito vendidos como o DL-524 (Dlink), WRT54G (link-sys) entre outros são exemplos de aparelhos que somente vão lhe servir internet pela Lan ou pela antena, mas apenas recebendo o sinal do seu provedor pela WAN via cabo de rede.

Um Repetidor justamente resolve um lindo problema, com repetidor, ele vai receber o sinal wifi de um AP e “repetir” (fazer uma ponte) para você acessar via sinal wireless e alguns modelos também utilizar pela saída Lan. Entre os aparelhos mais completos que eu achei foi o SUPER AP da GTS Telecom. A Gts é uma marcar forte para produtos de rede, principalmente para wireless outdoor.

Então comprei o Modelo 78.0454ARB , para você entender porque eu digo ser bem completo confira o diagrama de como pode ser configurado. A fonte Bivolt, ela reconhece a voltagem e assim você tem menos uma dor de cabeça.

Configuração do Roteador da GTS

Ele é bem robusto, tem 4 saídas para cabo (lan) e um entrada de internet (WAN).

Super Ap

Configuração do Roteador da GTS

Como configurar em modo AP

Se você quer apenas configurar como AP (ponto de acesso), que é basicamente distribuir a internet do seu provedor, tanto pelo sinal e pelo cabo. Conecte o seu computador em uma saida LAN e o cabo do modem de seu provedor na entrada WAN, mantenha o modem do seu provedor desligado até o final do procedimento.

Obs: Se For atualizar o Firmware, faça antes da configuração, o download do Firmware está no final da pagina

Nota:

  • Virtua (NET) – IP Automático – CLIENTE DHCP
  • Velox (OI) ou Speed – PPoe – tenha anotado nome de usuário e senha.
  • Multivox ou RJnet – IP Fixo – possivelmente você vai ter que ligar para o provedor para liberar a internet, se você configurar o Roteador pelo computador que já estava ligado nela, basta clonar o MAC Adress para funcionar sem precisar entrar em contato com o provedor.

Então abrimos o Internet Explorer, algumas configurações não apareceram no Firefox nem no Chrome, então vamos configurar pelo IE. O IP dele é 192.168.1.1, ele não vai lhe pedir senha. então é só seguir o passo a passo

>> clique em configuração Rápida

1. Configurar Modo de Operação (Roteador)
2. Escolher o ajuste de horário
3. Configuração da LAN
4. Configuração da WAN – Escolhe depedendo do seu provedor
5. Configuração da Wireless LAN – AP
6. Configuração da Segurança Wireless

Pronto está configurado. Depois ligue o modem do provedor e teste a internet, para colocar um senha de acesso a console de configuração, volte ao menu principal, escolha configuração avançada >> senha (menu superior) e você vai encontrar a opção.

Configuração como Repetidor

O passo a passo para repetir o sinal wireless de outro AP

Nisso a Empresa acertou, ela está com um canal no youtube, mostrando vídeo aula de configuração, acredito que com tempo a GTS vai estar disponibilizando mais conteúdo.

O Roteador tem muitas outras funções, vamos aos links:

  • Página Oficial
  • Manual do Super AP – GTS
  • Atualização para o firmware 1.91 – Ao atualizar o Firmware ele “reseta” as configurações, então faça antes da atualização, com a atualização o Roteador ficou mais estável e também senti uma melhora de pelo menos 5% na força do sinal, e o console passar a funcionar normalmente em qualquer navegador.

Abrindo Portas do Roteador

Fiz um outro artigo mostrando numa vídeo aula de como abrir as portas do gts:

Concluindo:

Gostei do aparelho, o modelo 78-0454ARB, o Designe é robusto, fácil de configurar em alguns aspectos. Com relação a página de suporte ainda falta muita coisa, a iniciativa de fazer um canal no youtube é muito boa, e utilizar um fonte inteligente para evitar travamentos é simplesmente perfeito para eu poder garantir mais estabilidade na rede para o cliente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here