Home tecnologia

Apresentações profissionais marcantes são a porta para o sucesso

Com um mercado de trabalho cada vez mais amplo e o mundo dos negócios extremamente concorrido, é importante saber produzir apresentações com aspecto profissional para a sua carreira. Destacar-se dos demais hoje em dia é mais do que almejar um crescimento na sua profissão, é praticamente uma questão de sobrevivência. Por isso, a criação de apresentações diferenciadas usando o computador se tornou uma ação requisitada por diversas companhias.

Essa área de apresentações corporativas, especialmente, está vivendo um momento extremamente promissor e muitos publicitários e designers estão migrando para ela. Um dos motivos para este ramo crescer é que as empresas perceberam que boas apresentações comunicam até seis vezes mais rápido do que as convencionais e são mais objetivas. Além disso, os profissionais que desejem entrar neste ramo devem ter conhecimentos específicos em programas, que vão desde os mais populares, como o Microsoft PowerPoint, até os mais avançados editores de vídeo, como o Camtasia. Vamos conhecer alguns deles?

Programas para sua Carreira Profissional

Quais são os softwares mais utilizados para apresentações?

Não há aqui um julgamento de valor de qual é o melhor software para uma apresentação. Depende do que o usuário pretende. Vamos tentar minuciar aqui como funciona cada programa e cabe ao leitor escolher o que melhor atende às suas necessidades.

Microsoft PowerPoint

É, sem dúvidas, o programa de apresentação mais popular e está presente na maioria das companhias e computadores pessoais. Talvez seja o mais fácil de manusear e seu arquivo final é bem leve. Permite que se faça apresentações visuais concisas, ainda que oferecendo menos recursos do que muitos de seus concorrentes O que pode ser um ponto negativo caso precise de mais aprofundamento na sua apresentação.

O Google Drive lançou um concorrente online, presente em sua plataforma, com similaridade de utilização.

Camtasia

O Camtasia Studio é um software de edição de vídeos que permite criar apresentações ou screencasts com aparências bastante profissionais. Com o programa, o usuário pode capturar a tela do computador ou slides para fazer seus trabalhos, além de vídeos para publicar no blog, no YouTube ou em qualquer outro lugar que desejar. Suas apresentações e vídeos ficarão tão incríveis que passarão a impressão de terem sido feitos por editores profissionais.

Prezi

O software proporciona uma apresentação não linear, mudando aquela antiga estrutura de slides, que, por muitas vezes, torna uma apresentação maçante. Ele cria sofisticadas transições utilizando o zoom, onde o usuário distribui o seu conteúdo (textos, imagens, vídeos, gráficos etc.) por uma espécie de quadro branco. A partir disso, o Prezi cria transições, aplicando zoom por cada parte do conteúdo.

Keynote

Como todo aplicado da Apple, ele preza pelo bom acabamento visual e, claro, é exclusivo para clientes dos dispositivos da marca. Suas funcionalidades são semelhantes às do PowerPoint e possui animações e transições muito bonitas e bem-acabadas. Mas, diferentemente do aplicativo da Microsoft, o Keynote incorpora arquivos multimídia. Embora isso deixe o arquivo um pouco pesado, não existirá o risco de alguma mídia não funcionar durante a exibição.

Adobe InDesign

Com o programa da Adobe, a criação de um documento PDF é uma boa maneira de desenvolver apresentações de slides interativas. É possível fazer documentos interativos com botões, filmes e clipes de som, além de incluir hiperlinks, marcadores e transições de página. O usuário também pode configurar documentos no software, os quais podem ser convertidos em formulários no Acrobat Reader.

Canva

É uma ferramenta de design gráfico e edição de imagens que permite criar uma apresentação profissional e está disponível na web e em dispositivos móveis (iOS e Android), com layout intuitivo, de fácil uso e gratuito. Ela funciona como uma grande aliada para quem não é expert na área do design gráfico e não tem experiência com softwares como o InDesign.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.