Home tecnologia

Direção hidráulica e elétrica: qual a diferença?

A tecnologia está cada vez mais presente no desenvolvimento dos automóveis facilitando a vida de todos os condutores. Por isso, carros sem direção acabou virando coisa do passado.

Com o tempo e os avanços, a direção hidráulica surgiu. Mas, anos após dominar o mercado, ela abriu espaço para um novo sistema conhecido como direção elétrica – que veio com intuito de diminuir 80% do esforço para realizar manobras.

Mas, qual a diferença entre as duas?

Direção

Direção hidráulica: a mais antiga e mais popular

Esse tipo de tecnologia surgiu com o intuito de tornar a vida do condutor mais prática, porque o óleo que faz a bomba circular dentro da caixa de direção deixa o volante bem mais leve.

Com isso, na hora de realizar uma manobra e esterçar o volante, o óleo pressiona os dois pistões empurrando a direção para um lado e outro.

Direção elétrica: tecnologia de ponta!

Neste caso, a direção pode ser tanto elétrica quanto eletrohidráulica. No primeiro sistema não existe presença alguma de óleo na direção, apenas um motor elétrico fixado junto à caixa de direção. Ao ligar o motor, o volante envia um sinal para um módulo elétrico, que aciona o motor elétrico existente no lugar da bomba.

Já no caso da direção eletro hidráulica, a diferença é que a bomba é acionada pelo motor elétrico e não pelo motor do carro.

Então, existe mesmo diferença entre os dois sistemas?

A maior diferença entre as duas direções se dá no funcionamento interno das mesmas, porque em questão de leveza as duas são basicamente iguais.

Uma vantagem importante é destacada com relação à eficiência do veículo. A direção elétrica acaba exigindo menos do motor e gerencia de forma mais otimizada a energia do carro.

Já quando falamos de manutenção, as duas exigem cuidados necessários e regulares. Mas, o ponto positivo vai para a direção elétrica. Com sistema mais simples – o que trará uma manutenção mais fácil – ela não possui diversos elementos e ainda vai te permitir continuar dirigindo mesmo que o sistema pare de funcionar.

Já a direção hidráulica é um pouco mais complicada, visto que envolve um sistema de mangueiras, ter de checar regularmente o reservatório e substituir o do óleo a cada 50 mil quilômetros.

É por isso que, se você está pensando em comprar carro novo procure por um modelo que tenha um sistema de tecnologia mais avançado, como os da Citroen.

Escolha o modelo de acordo com seu gosto!

Para você que prima por conforto, segurança e conectividade, o Citroen C4 lounge é o carro ideal. Cheio de estilo e com o que há de mais avançado em relação à tecnologia, o sedan traz potência e bem-estar necessário para você e sua família, e tudo isso em um ambiente único e agradável.

Se você procura por um carro para rodar na cidade, ir ao trabalho e fazer tarefas do dia a dia, a opção é o Citroen C3 2018. Em uma versão ainda mais moderna e arrojada, ele é sinônimo de economia. Planejado justamente para prezar pelo conforto, a direção elétrica veio como diferencial para proporcionar ao condutor uma experiência prazerosa!

Mas, se sua família é grande e precisa de espaço, o Grand C4 Picasso une tecnologia com bem-estar para toda sua família. Com até 7 lugares, esse modelo traz sensações aos passageiros que estão ligadas à agilidade de condução, com atributos desenvolvidos para garantir uma experiência única.

Modelo é o que não falta na citroen! Escolha o que mais se encaixa no seu gosto e no seu perfil, e adquira os veículos mais tecnológicos do mercado!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.