Home tecnologia

Kinect: Microsoft anunciou o seu fim

A Microsoft tem no seu histórico a criação de alguns equipamentos que são considerados revolucionários e que marcam de forma profunda uma era tecnológica. Um exemplo perfeito desta capacidade é o Kinect e de tudo o que este conjunto de câmaras conseguiu dar à seu console de jogos e a vários projetos de investigação.

O tempo do Kinect parece ter terminado e a Microsoft anunciou o seu fim, dando por terminada a sua produção.

Todos conhecem o Kinect e as suas capacidades, não apenas como um acessório do Xbox mas também como ferramenta de investigação ou de detecção de objetos num espaço tridimensional e para a criação de cenários de profundidade e 3D. Foram várias as versatilidade que teve e que foram além da utilização em seu console, da Microsoft.

A Microsoft resolveu terminar a produção do kinet, ditando o fim dele e de todas as evoluções do equipamento. A verdade é que a empresa já quase que o tinha abandonado, tendo apenas renovado a sua imagem quando lançou o Xbox One.
Em um entrevista Matthew Lapsen, Manager do XBOX, e Alex Kipman, o criador do Kinect, anunciaram a novidade ao mundo. A produção do Kinect terminou e este acessório deixará de ser vendido. Já com a chegada da Xbox One S, o Kinect tinha sido jogado para um segundo plano e era apenas um simples acessório.

De acordo com a Microsoft o Kinect continuará a existir, mas em outras formas.
A verdade é que muito do caminho que a Microsoft trilhou com o Kinect está agora a ser aproveitado em outros dispositivos. O HoloLens usa muitas das tecnologias do Kinect para a detecção de profundidade, muitas câmaras certificadas para o Windows Hello usam as técnicas do Kinect para reconhecimento facial e até algumas das tecnologias do Kinect são usadas nos capacetes do Windows Mixed Reality.

Há ainda um outro local onde o Kinect continuará a existir. No iPhone X da Apple muita da tecnologia usada no Face ID vem da PrimeSense, uma empresa que a Apple comprou e que foi a criadora do Kinect original.

Esta será uma perda para a indústria e para todos os que usavam o Kinect. Apesar do seu fim, ele continuará a estar presente de muitas formas, não apenas nas tecnologias que trouxe, mas também no próprio hardware que preconizou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here