Home tecnologia

Microsoft libera atualizações emergenciais do Windows XP, 8 e Server 2003

A Microsoft, no dia hoje, tomou uma decisão incomum e emitiu atualizações de segurança para corrigir falhas em versões mais antigas do Windows, que já não são mais suportadas – incluindo Windows XP e Windows 8.

De acordo com a Microsoft o movimento é uma jogada para retardar a propagação da mal intencionado WanaCrypt, Ransomware, que infectou dezenas de milhares de computadores Windows praticamente durante uma noite desta semana.

No dia 12 de maio inúmeras organizações em todo o mundo começaram a defender ataques várias vezes conhecido como WannaCrypt, WanaDecrypt e Wanna.Cry.

O Ransomware criptografa os documentos de um computador como imagens, música e outros arquivos, a menos que a vítima apague a chave para desbloqueá-los.

Rapidamente o Ransomware se tornou uma praga e foi se espalhando com a ajuda de uma vulnerabilidade de compartilhamento de arquivos dentro do Windows.

A Microsoft emitiu um patch para corrigir essa falha em março de 2017, mas as organizações que executam versões mais antigas e não suportadas do Windows (como o Windows XP) não conseguiram aplicar a atualização porque a Microsoft não fornece mais patches de segurança para essas versões do Windows.

E dessa vez a Microsoft fez uma exceção a essa política, depois de ficar claro que muitas organizações foram atingidas pelo Wanna, principalmente aqueles que ainda estão executando as versões mais antigas, sem suporte do Windows.

A atualização para solucionar o bug de compartilhamento de arquivos que o Wanna está usando para espalhar está agora disponível para Windows XP, Windows 8 e Windows Server 2003.

De acordo com um tweet de Jakub Kroustek, um pesquisador de malware da empresa de segurança Avast, o software da empresa detectou mais de 100.000 casos do Ransomware, Wana.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here