Home tecnologia

Piloto automático: Conforto que faz a diferença!

Sistema é ideal para ser acionado em estradas, principalmente aquelas formadas por muitas retas e poucas curvas.

Citroen Aircross 2018

As montadoras de veículos apostam em itens de série que dão mais segurança e conforto aos motoristas e passageiros. Um deles, já disponível em muitos carros comercializados no país, é o piloto automático. O dispositivo permite que viagens longas se tornem menos cansativas, já que o veículo pode assumir a função de acelerar e manter a velocidade constante de tráfego.

Embora não seja recomendado para vias de trânsito nas cidades, nas quais há muitas interferências e movimento de outros veículos, a função é extremamente eficaz em rodovias, principalmente naquelas com muitas retas e poucas curvas.

O sistema de piloto automático – também conhecido como cruise control – é acionado por meio de uma alavanca próxima ao volante do motorista, semelhante à instalada para ligar faróis ou setas.

Em alguns carros que possuem a tecnologia, existe ainda o limitador de velocidade. Este é o caso, por exemplo, do Citroen Aircross 2018. A ideia é evitar qualquer oscilação do movimento programado, tornando-se um grande aliado em vias com grande incidência de radares.

Como funciona o piloto automático

Ao selecionar a velocidade desejada, o carro se manterá nesta constante até que o freio seja acionado. Mesmo em aclives ou declives o motor irá respeitar a configuração dada pelo condutor, evitando que ele tenha que manter o pé no pedal direito a todo o momento. Quem está habituado a viagens longas sabe como é desconfortável manter os pés praticamente imóveis por muitas horas.

No Citroen Aircross 2018 a alavanca tem dupla função, operando como limitador ou cruise. Nesse último, ele irá respeitar a velocidade de momento, embora seja possível aumentá-la ou diminuí-la, quilômetro por quilômetro.

Limitador de velocidade

Para utilizá-lo, é necessário que o pé do motorista esteja no pedal direito do veículo. No entanto, mesmo que pise fundo, o motor não irá empregar velocidade maior que a determinada pelo condutor.

Bonito, confortável e seguro

O Citroen Aircross foi usado como exemplo não por acaso. O carro da montadora francesa possui itens de série de veículos de luxo, como o piloto automático, mas oferece preço de entrada acessível, a partir de R$ 52.690.

A montadora francesa é conhecida por desenvolver carros com design diferenciado, baixo custo de manutenção, segurança e conforto.

E no futuro?

Haverá o momento em que  estarão disponíveis os carros autônomos, aqueles nos quais o condutor não precisará fazer nada além de curtir a viagem. Enquanto este dia não chega, os dispositivos de tecnologia e segurança são mais que bem vindos.

 

Artigo Patrocinado

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.