Home WordPress

Como adicionar imagens destacadas no WordPress

As imagens destacadas (em inglês “Featured Images“) são imagens que o tema do seu site WordPress exibe para destacar certos artigos, páginas ou produtos. Geralmente as imagens destacadas possuem tamanho fixo (diferentemente das imagens inseridas nos artigos) definido pelo tema.

Adicionando Imagens Destacadas

Para adicionar uma imagem destacada, o processo é bem simples. Na barra lateral direita do painel administrativo do WordPress, você verá uma opção localizada bem próximo do final da página chamada “Definir imagem destacada“. Ao clicar nessa opção, aparecerá uma página (lightbox) contendo duas opções: você pode usar uma imagem existente (o WordPress geralmente redimensiona automaticamente as imagens para que elas caibam no espaço de imagem destacada) ou você pode fazer o envio (upload) de uma nova imagem.

Imagens Destacadas

Como é possível perceber na imagem acima, fiz o envio da imagem pelo meu computador e o WordPress “recortou” automaticamente no formato desejado. Ao adicionar a imagem e clicar em “Definir imagem destacada” você será levado de volta a página que você estava antes. E ao invés de aparecer um link para adicionar a imagem, você verá uma prévia (preview) da sua imagem.

captura-de-tela-de-2016-11-13-00-47-05

Agora, basta realizar a publicação do seu artigo que a imagem será exibida automaticamente pelo WordPress.

Caso você queira mudar de foto, não há problemas. Basta clicar na imagem enviada e selecionar outra imagem da galeria ou fazer o envio de uma nova imagem.

Lista de Imagens Gratuitas

Não sabe quais imagens colocar em suas imagens destacadas? Ou quer complementar com imagens de alta qualidade, mas não quer pagar por isso? Graças à Internet, há diversos sites de imagens que são 100% gratuitas inclusive para uso comercial. Confira abaixo uma lista dos 6 melhores sites para se baixar fotos gratuitamente.

  1. Pexels – O Pexels é um buscador de fotos gratuitas. Conta com uma biblioteca de mais de 1.000 fotos com diversos tipos de licença.
  2. Pixabay – Assim como o Pexels, o Pixabay é um buscador de fotos. São mais de 790 mil fotos, ilustrações e vetores gratuitos.
  3. Death To The Stock Photo – É um Tumblr e um newsletter. Você recebe em seu e-mail fotos de alta qualidade e em tamanhos gigantescos. As fotos são, na maioria das vezes, paisagens.
  4. StockSnap – É outro buscador de fotos gratuitas e livres de licenças (e até mesmo de direitos autorais). O buscador do StockSnap conta com algumas opções adicionais em relação aos outros sites.
  5. New Old Stock – O New Old Stock é um site peculiar, pois as fotos além de serem livres de direitos autorais são fotos antigas (algumas são da década de 1910).
  6. Public Domain Archive – Fotos disponíveis em Domínio Público.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here