Home WordPress

Redefinindo a senha do WordPress

Senhas, senhas e mais senhas. Há momentos em que nem os nossos gerenciadores de senha (para quem usa) conseguem armazenar tantas. O que dizer então do nosso cérebro.

Esquecer a senha do WordPress é algo normal, principalmente se a sua senha for gerada automaticamente (se for gerada pelo WordPress, grande chance dela ter mais de 16 caracteres e ser impronunciável). Então o que fazer quando perder a senha?

Há três opções. Uma é voltada para pessoas com conhecimento técnico em banco de dados (o básico), outra para usuários comuns e outra para usuários do WordPress.com. Vamos começar com a mais “difícil”.

Redefinindo a senha pelo PhpMyAdmin

Verifique em sua hospedagem se você possui acesso ao painel PhpMyAdmin. O PhpMyAdmin é um GUI (Interface Gráfica do Usuário) para administrar bancos de dados. Funciona com diversas plataformas, mas a que estaremos editando será o MySQL (banco de dados padrão do WordPress).

Banco de Dados MySQL

Essa tela acima é o PhpMyAdmin da minha hospedagem. É provável que você possua mais de um banco de dados (caso tenha mais de um site instalado em sua hospedagem).

A dica é acessar o FTP e verificar pelo arquivo wp-config.php. Um exemplo de arquivo wp-config.php pode ser visto abaixo.


// ** MySQL settings - You can get this info from your web host ** //
/** The name of the database for WordPress */
define('DB_NAME', 'database_name_here');

/** MySQL database username */
define('DB_USER', 'username_here');

/** MySQL database password */
define('DB_PASSWORD', 'password_here');

/** MySQL hostname */
define('DB_HOST', 'localhost');

/** Database Charset to use in creating database tables. */
define('DB_CHARSET', 'utf8');

/** The Database Collate type. Don't change this if in doubt. */
define('DB_COLLATE', '');

Na primeira linha do arquivo wp-config.php temos este código: define(‘DB_NAME’, ‘database_name_here’);. É aqui (em ‘database_name_here’) que ficará exibido o nome do seu banco de dados.

Voltando ao PhpMyAdmin. Selecione o banco de dados e em seguida clique em xx_users (xx é o prefixo que aparecerá em seu banco. O padrão é wp_users, no meu caso é wpuw_users).

selecao_004

Você verá os campos “user_login” e “user_pass”. Clique em Editar (não clique diretamente no campo). Você verá a tela abaixo:

selecao_005

Em user_pass digite a nova senha, ex.: “senha1234”. No campo de seleção que antecede ao campo de preenchimento selecione a opção MD5.

selecao_006

Clique em Executar. E basta realizar o acesso normal ao painel administrativo do WordPress.

Redefinindo a senha do WordPress pelo painel

A tela padrão de login do WordPress é similar com a exibida abaixo. Você poderá fazer a redefinição de senha clicando no link “Perdeu a senha?“.

Recuperação de Senha do WordPress

Ao clicar em “Perdeu a senha?” você será encaminhado para uma página que solicitará seu nome de usuário ou e-mail.

selecao_008

Após preencher, você receberá um link no e-mail cadastrado, contendo uma chave temporária. Utilize a chave para criar uma nova senha.

Redefinindo a senha do WordPress.com

Para redefinir a sua senha do WordPress.com, os passos são semelhantes ao passo “Redefinindo a senha pelo Painel”. Acesse o WordPress.com, clique em “Fazer Login”. A tela que aparecerá será a seguinte:

selecao_009

Clique em Lost your password? (ou o variante em Português: Perdeu sua senha?). Depois você será redirecionado para a seguinte página:

selecao_010

Basta preencher seu nome de usuário ou e-mail cadastrado. E você receberá um e-mail contendo o passo-a-passo para recuperar sua senha.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here