Home WordPress

WordPress Lento: O índice Sumiu!!!

WordPress

Quem me acompanha pelo Twitter recebeu o anúncio que o Tambotech está em um novo servidor. Estamos agora no SiteGround e estou extremamente satisfeito com esta mudança. Finalmente não tenho mais um WordPress lento, o Painel do CMS estava completamente travado.

Tentei diversos plugins e também muitos tutoriais que davam o passo a passo para resolver problema de lentidão. Basicamente eu encontrava textos que diziam:

  • Tenha um bom Servidor
  • Tenha um CDN
  • Faça cache do seu site
  • Evite planos de hospedagem compartilhado
  • Não tenha muitos Plugins
  • faça reparo e otimização do seu banco de dados
  • Veja se seu Template não faz muitas requisições

No entanto, já tinha feito tudo isso, mas tenho alguns comentários sobre:

  • Plugins, existem Plugins que acabam exigindo muito do processamento e memória do seu servidor, então não é somente a quantidade de Plugins em seu WordPress.
  • Template, Não adianta você usar poucos plugins e ter um template com um milhão de recursos, teoricamente o plugin P3 Profile lhe ajuda a descobrir o que exatamente está pesando em seu CMS, mas eu não consegui usar.

Servidor de Hospedagem – meu senhor – mesmo com o dólar nas alturas, fui para um servidor lá fora, muitas pessoas já haviam me recomendado o SiteGround e realmente foi uma grande mudança.

Veja a velocidade da minha home no WordPress + WP Cache + Recursos de cache do SiteGround. Eu uso o GTmetrix para medir isso.

Tambotech GTMetrix

Site antigo, diversas versões do WordPress.

No entanto, usar cache e otimizar tabelas do banco não resolviam minha lentidão no painel, por isso eu pedi socorro ao grupo no Facebook WordPress Brasil. Se tiverem dúvidas ou problemas com o seu WordPress, publiquem lá para que a gente possa ajudar. Eu já estava confiante que havia tentado de tudo e precisei de novas sugestões que foram prontamente dadas lá no grupo.

Inclusive devo dizer que o mais completo tutorial na internet que me ajudou foi: 14 Ways To Fix A Slow WordPress Admin Panel (Start By Avoiding These High CPU Plugins And Check Server Speed), infelizmente em inglês, mas bem fácil de entender, neste artigo tem de tudo que você pode fazer e com detalhes.

Exporte seu conteúdo e Importe em um WordPress novo!

No Grupo do Facebook a melhor sugestão que eu recebi que sites antigos e que passaram por diversas versões do WordPress, por centenas de Plugins e Templates é que o melhor processo é realmente exportar todo o conteúdo e importar em um nova instalação limpa. Descobriria mais tarde que isso realmente iria resolver o meu problema.

Apertem os Cintos: O índice sumiu!

Mas antes de conseguir planejar, executar e tempo para executar, o Anjo, o Santo, o magnifico, O Thiago Benvenuto DESCOBRIU o motivo da lentidão do painel mesmo com um site carregando tão rápido, Alguns índices do banco de dados do meu site não estavam presentes.

Por Algum motivo ( DEDO PODRE MEU ), alguns dos índices do meu banco não estavam presentes, em algum momento eu consegui destruir meu banco de dados. A solução foi exportar todo o banco, criar um novo WordPress do Zero, exportar a estrutura de índices e importar para o banco. Este processo foi bem manual, abrindo todo o Banco em um Editor de texto e buscando diversas referências, claro que eu não tinha tantas versões de Backup, não conseguiria identificar quando isso ocorreu.

O Caso aqui no meu blog foi bem específico, provavelmente ocorreu quando alterei o Banco para tipo InnoDB, só que isso tem meses e o site se apresentava normal. Percebi a lentidão de maneira descabida mesmo quando alterei para outra hospedagem, Antes de chegar no SiteGround passei por outra hospedagem que não irei mencionar o nome para não dar azar!

Com esta experiência posso dizer: Não vão fuçar o que vocês não conhecem! Se você está sofrendo problemas de lentidão, veja o tutorial que eu recomendei acima.

Sites muitos antigos que passaram por muitos plugins, templates e versões de WordPress podem ter em seu banco ou seus arquivos muitas coisas que possam estar pesando o seu banco, mas não deveriam estar interferindo, Recomendo: Exportar todo o conteúdo via painel e importar em uma nova instalação.

Nem preciso lembrar de usar com sabedoria, Plugins e os recursos do seu template e meus amigos, tenham uma boa hospedagem!

Agradeço aqui publicamente ao Grupo do WordPress Brasil, A Comunidade WordPress que está sempre presente para ajudar, ao Guga Alves por ter sempre paciência comigo e ser um ótimo dançarino e ao Anjo, Thiago Benvenuto que mesmo na estrada acessou meu banco e encontrou o problema.

Pensem Fora da Caixa e Obrigado!

Guga Alves

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.